Os produtos automóveis são frequentemente expostos a temperaturas e ambientes extremos. É por isso que é da maior importância que tenham as etiquetas corretas para uma elevada durabilidade e resistência.
A indústria automóvel é um mercado que tem sido de grande importância para o desenvolvimento económico do país desde há vários anos. À medida que continua a crescer, é essencial que, para oferecer a melhor qualidade, as etiquetas para automóveis e outros componentes cumpram todas as normas e diretrizes necessárias.
Conhecer as características, materiais, categorias e importância das etiquetas de identificação para a indústria automotiva é relevante para garantir durabilidade e resistência nas autopeças. Neste blog post, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre esse componente.
Em qualquer área, os rótulos são essenciais porque fornecem informações valiosas sobre o produto, como a sua composição, características, recomendações de armazenamento e avisos de utilização.
Na indústria automóvel, são necessárias etiquetas de boa qualidade, uma vez que os seus compostos se caracterizam pela exposição a altas temperaturas, gorduras, óleos, massas lubrificantes e produtos químicos. Como estão em contacto direto, é essencial que a informação contida nos rótulos tenha o mesmo prazo de validade que o produto.
Estes são os tipos de etiquetas para produtos do sector automóvel que tratamos na Codiprof, e os materiais utilizados em cada uma delas:
As etiquetas duradouras são especialmente concebidas para uma longa duração em ambientes agressivos. Podem suportar temperaturas de -40°C a 120°C, o que faz delas um produto muito amplo em termos de gama de temperaturas. São normalmente aplicadas em baterias, amortecedores e outros componentes automóveis.
Os materiais que utilizamos para este tipo de etiquetas são os térmicos. Quanto à impressão nas etiquetas, o Ribbon de resina é o mais indicado para garantir a durabilidade da impressão durante toda a vida útil do produto.
Os rótulos de segurança são muito importantes em todos os sectores. Permitem que os utilizadores saibam que o produto não foi aberto ou adulterado, o que aumenta a confiança do consumidor.
Centrando-nos nas etiquetas de segurança para a indústria automóvel, dispomos de diferentes tipos para proteger os seus produtos:
Podem ser utilizados os seguintes materiais para as etiquetas das jantes:
Os produtos de limpeza, anticongelantes, fluidos de transmissão, lubrificantes e óleos são altamente corrosivos. Por isso, devem ter as etiquetas adequadas para conter corretamente as informações durante toda a vida útil do produto.
Para tal, recomendamos etiquetas de plástico, etiquetas transparentes, etiquetas bopp brancas e etiquetas de papel laminado. Desta forma, se uma substância for derramada sobre a etiqueta, esta mantém-se colada e os dados permanecem legíveis.
Os rótulos que deve utilizar são os rótulos de produtos (que cumprem as normas do Sistema Global Harmonizado), os rótulos químicos e os rótulos de precaução.
As etiquetas de embalagem que utiliza para os seus produtos automóveis dependem inteiramente do tipo de viagem que as embalagens farão e da sua duração.
Por exemplo, se o seu produto é seco e vai ser exportado para outros países, recomendamos que utilize uma etiqueta de papel. Se o produto for húmido, opte por uma etiqueta de plástico. O tipo de impressão que as suas etiquetas necessitam é a transferência térmica, ou uma fita de cera ou de resina.
Por outro lado, se o seu produto tiver um prazo de validade mais curto, uma etiqueta de papel com impressão por transferência térmica direta é uma boa opção.
As etiquetas amovíveis são um produto muito útil para quando a sua linha de montagem tem muitos processos. O adesivo utilizado é especial para esta função, pois permite que as etiquetas saiam facilmente e não deixem resíduos na superfície.
Além do adesivo removível, as etiquetas podem ser feitas de papel ou plástico, bopp, poliéster ou outros materiais duráveis.
Agora que já conhece a importância das etiquetas para a indústria automóvel, e as necessidades de materiais e adesivos para cada categoria, concordará que este tipo de componentes deve ser da melhor qualidade para suportar temperaturas extremas, o contacto com produtos químicos e durar o mesmo tempo de vida dos produtos.
É por isso que pode contar com a Codiprof para encontrar qualquer tipo de etiquetas para produtos automóveis de que necessite, garantindo a sua qualidade. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda para saber o tipo de material que necessita, contacte-nos e os nossos especialistas poderão aconselhá-lo.